sábado, 2 de dezembro de 2017

Editando seus arquivos do Asterisk Remotamente com ATOM!

Ultimamente estou desenvolvendo alguns projetos particulares sobre o Asterisk Framework. A principio estava editando todo o projeto em PHP com o VIM. Mas isto estava ficando muito desestimulante, e estava perdendo muito tempo. Por isto eu decidi usar o editor ATOM e um pacote para poder conectar ao servidor linux via FTP/SFTP, pesquisando encontrei o remote-ftp. Atom, é igual a outros editores de nova geração, como NotePAD++ e Sublime. Atom permite que você possa instalar pacotes e adicionar funcionalidades extras.

Eu uso VM com CentOS 7 para desenvolver, e neste caso já tenho no sistema operacional o serviço de FTP/SFTP instalado. Para saber se o seu sistema tem os serviços instalado, faça uma conexão com o WinSCP se rolar a conexão, pronto, tem o serviço.

Instalação & Configuração:

Vamos em File => Settings => Install, uma vez ai digite no search do Install Packages REMOTE-FTP, quando localizar instale ele.

1. Após a instalação criar a pasta local de nosso projeto, vamos abrir uma nova pasta e com Open Folder aberto crie na Raiz do seu computador a pasta do projeto (C:). Para criar uma nova pasta (File => Open Folder...), depois clique com o lado direito do mouse e selecione nova pasta, coloque o nome que quiser.

2. Por ser a primeira vez que usamos o remote-ftp devemos criar um arquivo de configuração (Packages => Remote-ftp => Create SFTP config file) e será criado um arquivo .ftpconfig dentro da nossa pasta de projeto.

Devemos substituir as seguintes informações:
  • host: O IP que fornece a rota do servidor;
  • port: Porta do protocolo sftp;
  • user, password: Usuário e Senha de acesso ao servidor;
  • remote: Rota da pasta do projeto que estamos editando;
  • hosthash: Por padrão é um parâmetro vazio, e caso ocorra erro de conexão com o nosso servidor devemos informar sha1 ou md5 *.
3. Uma vez que editamos o arquivo de configuração, passamos a conectar ao servidor pelo seguinte caminho. Package => Remote-ftp => Connect.


Uma vez conectado, você deve ir Packages => Remote-FTP => Toogle. Desta maneira vai abrir a barra com os arquivos do servidor remoto e podemos editar os mesmos desde o servidor com nosso editor ATOM local. Com isto passamos a ter de maneira automática um backup no nosso computador.











Angelo de Barros Delphini

Autor & Editor

Professor Convidado CT Novatec.

Gerente de TIC/P&D na Delphini systems

Desenvolvedor Digium™ The Asterisk® Communications Framework Sênior.

Digium™ Certificate: dCAA, dCAI, dCAI-TPT, dCSE-C, dCSP-C, dSSE

Linux User # 472499 - Ubuntu User # 22452 - ICQ User # 86119719

0 comentários:

Postar um comentário

Manual Categories