Dicionário de Termos Técnicos de Telecomunicações

Categories: Hardware
Tags: No Tags
Comments: No Comments
Published on: 10 de maio de 2013

PABX:  Private Automatic Branch Exchange, uma central telefônica privada automática originalmente denominada PBX. A centrais PBX (Private Branch Exchange) eram operadas por atendentes que recebiam as chamadas externas e as passavam aos devidos ramais internos. O termo PABX refere-se às centrais modernas que realizam esta tarefa automaticamente, como nas centrais de discagem direta a ramal (DDR).

Patch Cord:  Cordão com conectores modulares em ambas as extremidades usado para estabelecer conexões em um patch panel. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Patch Panel:  Painel com várias tomadas usado para a distribuição dos subsistemas de cabeamento. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Par:  Linha de transmissão balanceada de dois condutores. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Paradiafonia:  Ver NEXT (Near End Crosstalk).

Par Trançado:  Elemento do cabo que consiste de dois condutores isolados trançados juntamente com um passo de torção regular para formar uma linha de transmissão balanceada. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Perda de Conversão Longitudinal (LCL):  Relação entre as correntes de modo diferencial e comum medidas entre pares adjacentes na mesma extremidade de um cabo.(Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Perda de Conversão Transversal (TCL):  Relação entre a potência de sinal de modo comum e a potência injetada do sinal de modo diferencial. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Perda de Inserção (dB):  Atenuação devida à inserção de componentes do cabeamento em um canal. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Perda de Transferência de Conversão Longitudinal(LCTL):  Relação entre as correntes de modo diferencial e comum medidas entre pares adjacentes em extremidades opostas de um cabo. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Planta Interna:  A parte de um cabeamento de telecomunicações instalado dentro de um edifício.

Planta Externa:  A parte de um cabeamento de telecomunicações instalado do lado de fora de um edifício. A planta externa compreende o subsistema de backbone de campus em uma rede LAN e CAN e todo o cabeamento instalado em vias públicas em uma rede metropolitana (MAN).

Plenum (cabos):  Classificação quanto à flamabilidade. Os cabos plenum retardam a queima e conseqüente propagação de gases tóxicos pelas dependências do edifíco em um incêndio. Estes cabos são projetados e construídos para serem usados em espaços plenum. Ver Plenum (espaço).

Plenum (espaço):  Compartimento ou câmara à qual são conectados um ou mais dutos de ar, e que faz parte do sistema de distribuição de ar e de cabeamento. (Fonte ANSI/TIA/EIA-569-B)

Ponto de Consolidação:  Ponto de conexão no sistema de cabeamento horizontal situado entre o distribuidor do andar e a tomada de telecomunicações. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Ponto de Transição:  Uma localização no cabeamento horizontal onde um cabo de um tipo (por exemplo um cabo flat undercarpet) se conecta a um cabo de pares trançados de seção circular. (Fonte ANSI/TIA/EIA-568-B)

Ponto de Transição:  Local no cabeamento horizontal em que ocorre uma mudança na forma ou tipo de cabo; por exemplo, um cabo chato (flat) é conectado a um cabo de seção circular ou cabos com diferentes números de elementos são unidos. (Fonte ISO/IEC 11801)

Preenchimento Total de Núcleo (OFL):  Trata-se de um método de medição da largura de banda das fibras multimodo. Neste método, o equipamento de medição simula um LED que excita todos os modos da fibra permitindo a medição de sua largura da banda. (Fonte ABNT NBR-14565:2007)

Fonte: Dr. Paulo Marin

No Comments - Leave a comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please copy the string azeGaY to the field below:


Welcome , today is domingo, 26 de março de 2017