Unipac Lafaiete firma parceria com a empresa Via Real Telecom e realiza curso de Gestor em Servidores Asterisk da FAL pela primeira vez no Brasil!

Categories: Noticias
Tags: No Tags
Comments: No Comments
Published on: 29 de julho de 2013

logo_via_alta_resA Unipac Lafaiete firmou uma parceria com a empresa Via Real Telecom que consiste na realização do curso “Gestor em Servidores Asterisk com ênfase em tecnologia Khomp” com o respaldo da Fundação Asterisk Libre (FAL), aplicado pelo professor e gerente de telecomunicações da empresa, Angelo Delphini, para os alunos do curso de Engenharia de Computação da Faculdade. Foi feita uma seleção interna onde 10 alunos se classificaram para participar deste curso, que é uma novidade no Brasil. Além dos alunos, 10 funcionários da Via Real também estão fazendo o curso, que teve início no dia 06 de julho e será aplicado em seis sábados na Unipac Lafaiete, com término previsto para 10 de agosto.

ARTE PARCERIA - siteEste é um curso "hands-on" intensivo de 6 dias com duração de 50 horas, que cobre os conhecimentos e habilidades que um administrador avançado Asterisk deve saber para ser eficaz em seu trabalho. A formação é uma combinação de aulas teóricas e práticas desenvolvidas para oferecer aos alunos a experiência "hands-on" e a teoria que está por trás de cada conceito do mundo Asterisk para implementar com sucesso soluções baseadas em PBX Open Source Asterisk. Neste workshop os alunos aprenderão a criar planos de discagem e soluções inovadoras de telefonia, usando as características e funcionalidades do Asterisk, como conceitos VoIP que lhes permitirão desenhar redes mais robustas de telefonia (ToIP). Os alunos terão também a capacidade de conectar Asterisk com diferentes dispositivos, incluindo telefones analógicos, PSTN (linhas analógicas e digitais), e ITSP (provedores VoIP).

Eduardo lobo

O coordenador de Engenharia de Computação, Prof. Me. Eduardo Lobo exaltou a parceria e destacou sua importância tanto para a Unipac Lafaiete quanto para a Via Real. “É de extrema importância na composição de um curso de nível superior. A proximidade entre mercado e acadêmico vem de encontro a um vazio entre estes eixos. O Know how de uma empresa de ponta junto as reais necessidades do mercado e a estrutura do meio acadêmico, sua genuína essência voltada para o construir  e a disseminação  do saber são elementos preponderantes na formação de um engenheiro com diferencial para o mercado de trabalho.

A proposta vem de interesse entre as partes envolvidas. De um lado a preparação de mão de obra qualificada apta a atender a demanda por tecnologias de ponta em Telecom. De outro, um grupo de estudantes ávidos por aprender, buscando diferenciais em sua composição profissional e pessoal, construindo e edificando seus projetos de vida. Um público que espera por uma oportunidade de mostrar seu potencial, sua capacidade. Entre as partes um curso que deseja  firmar seu papel como o elo entre os lados supra citados. Um curso cuja missão é esta: a formação de profissionais capacitados, gabaritados e eticamente corretos”, enfatiza.

Eduardo Lobo fez questão de enumerar os benefícios que este curso trará para os alunos do curso.
• O aprendizado de uma tecnologia de ponta a custo zero. Ressalte-se que este curso nos EUA sairia em torno de U$ 1.400,00 por pessoa;
• No Brasil será a primeira turma com treinamento presencial e com um instrutor certificado do Asterisk, ou seja, estes alunos terão um diferencial significativo;
• A possibilidade de ampliar sua rede de contatos profissionais – networking;
• A possibilidade de ingresso no mercado antes de sua formação;
• A percepção do potencial do mercado para o qual estão se formando;
• O impulso que terão ao perceber o quão importante é fazer um curso com disciplina, entusiasmo, empenho, ou seja, serem estudantes no âmago. A recompensa sempre aparece. O testemunho faz-se presente. Para este curso o órgão colegiado da Engenharia de Computação/UNIPAC Lafaiete elegeu os 10 candidatos com perfil mais apropriado;
• O ciclo que se inicia de parcerias entre a Engenharia de Computação da UNIPAC Lafaiete e o mercado de trabalho, atraindo seu know how, as demandas atuais do mercado e fornecendo a este um público com potencial e preparo para o atendimento a seus anseios.
• O propósito de firmar  a Engenharia de Computação da UNIPAC Lafaiete como um curso que atraia pela sua qualidade e seriedade e, por conseguinte, de acolher alunos que primem por estes valores.

angelo delphini

O professor Delphini ficou impressionado com a estrutura laboratorial da Unipac Lafaiete. “Uma das coisas que me surpreendi foi a qualidade do laboratório disponibilizado pela Unipac, um laboratório de alta qualidade, com isto o tempo de aproveitamento nas práticas Hands On foram realizadas em pouco tempo!”, revela.
Segundo o professor Delphini a importância desta parceria é preparar melhor os profissionais para atender a uma demanda de mercado. “A principal vantagem é de trazer para os acadêmicos uma nova realidade de ter um curso 100% profissional voltado a atender uma necessidade de mercado”.

De acordo com o acadêmico do 8º período de Engenharia de Computação, Euler Pierre de Oliveira, no primeiro dia o curso já começou a dar bons resultados. “Nas primeiras 8h de curso já consigo perceber o quão interessante é trabalhar com servidores Asterisk, e a quantidade de opções que o mesmo nos proporciona para aplicar no dia a dia. Creio que ao final do curso estaremos qualificados para aplicar todo aprendizado adquirido nesse período de estudo. Em relação a dinâmica usada pelo professor em sala de aula, posso dizer que é bem interessante e que ele consegue prender a atenção dos alunos de forma que todos possam aprender o conteúdo programado”, afirma.

A estudante, Victória Vieira Rodrigues, do 8º período ressalta que este curso pode proporcionar crescimento profissional e boas oportunidades no mercado de trabalho aos participantes. “Estou gostando muito do curso, pois é uma boa oportunidade para termos contato com esta nova tecnologia que está começando a ser utilizada em nosso país. Podendo ser um diferencial na construção do nosso currículo. O curso poderá proporcionar nosso ingresso no mercado de trabalho, já que essa é uma área nova e possui poucos profissionais capacitados para trabalhar com tal técnica na região”, destaca.

Veja aqui as fotos deste evendo: GSAK na Unipac Conselheiro Lafaiete

 

No Comments - Leave a comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Please copy the string SEYDtj to the field below:


Welcome , today is domingo, 26 de março de 2017