quinta-feira, 7 de junho de 2018

Asterisk Versão Certificada

O Asterisk versão certificada é uma filial do Asterisk suportada pela Digium para clientes SLA comerciais com direito a certas ofertas de suporte. Como outros ramos do Asterisk, ele é fornecido sob licença GPLv2 e pode ser usado livremente por qualquer pessoa, até mesmo usuários e outros clientes que não sejam clientes SLA da Digium.

As liberações são feitas em intervalos maiores, entre 2 e 4 vezes por ano, em oposição ao ciclo de uma vez por mês dos lançamentos principais do Asterisk; e têm curadoria para minimizar a mudança e oferecer suporte a janelas de garantia de qualidade mais longas. Isso permite que os clientes de SLA minimizem a incerteza de aceitar atualizações de código grandes ou frequentes. Cada release do Asterisk certificado começa como um lançamento de ponto principal do Asterisk selecionado, que passa por um processo de teste interno rigoroso e estendido. Na conclusão do processo de teste, uma nova liberação é feita e os clientes de SLA podem começar a receber suporte, conforme determinado pelos contratos de suporte, nessa liberação.

Lançamentos de Asterisk certificado são feitos contra a base de código atual do Asterisk LTS, atualmente 13, não contra versões Standard do Asterisk, por exemplo. 10 ou 12, e representam um instantâneo da versão principal do Asterisk LTS, ramificado e mantido com correções de erros do cliente SLA. Cada versão é versionada de acordo com: asterisk-MainlineBranchPoint-certX, por ex. asterisk-13.1-cert2, em que MainlineBranchPoint indica o ponto de liberação do Asterisk no qual ocorreu a ramificação e X representa a versão de correção da correção de bugs de uma versão específica do Asterisk certificado. Versões de correção de bugs do Asterisk certificado são feitas para a duração dos contratos de suporte ao cliente; e, após 1.8, novas versões do Asterisk certificado foram feitas contra as versões 11 e 13 LTS do Asterisk. Essa programação fornece aos clientes a flexibilidade de migrar de um release para outro, com suporte sobreposto entre as principais versões do Asterisk certificado.


Janduy Euclides

Autor & Editor

Professor Convidado CT Novatec.

Gerente de TIC/P&D na Delphini systems

Desenvolvedor Digium™ The Asterisk® Communications Framework Sênior.

Digium™ Certificate: dCAA, dCAI, dCAI-TPT, dCSE-C, dCSP-C, dSSE

Linux User # 472499 - Ubuntu User # 22452 - ICQ User # 86119719

0 comentários:

Postar um comentário